quarta-feira, 28 de abril de 2010

Definindo as receitas pelo título - Massa

Eu tenho uma paixão especial pela culinária italiana, principalmente no que diz respeito a brusquetas, massas e risotos. Mas cabe aqui uma pergunta, tem como não gostar de uma explosão de sabores que podem ser combinados nesses pratos?
Receita caseira de macarrão
Depois que descobri como faz massa caseira e comecei a praticar minha vida foi outra. A experiência de fazer sua própria massa, dar a forma que você quiser para ela e depois ainda poder contemplar seu sabor único (completamente diferente de qualquer massa industrializada) é indescritível. Espero que mais pessoas possam aproveitar essa receita!
Para a massa: 400g de farinha e 4 ovos (só!). Essa receita dá para 4 pessoas.

No preparo, peneire a farinha fazendo um monte, depois abra o cento como se fosse um vulcão. Quebre os 4 ovos em uma peneira e peneire-os no centro da farinha. Misture os ingredientes até ter incorporado toda a farinha (uma dica, não coloque toda a quantidade de farinha de primeira, pois, dependendo do tamanho dos ovos, pode ser necessário mais ou menos, então reserve um tanto e vá acrescentando se ver que a massa está muito pegajosa).

Trabalhe a massa até que ela fique lisa e homogenea (isso demanda força e paciência), e ela não deve grudar na mão! Após essa etapa, faça uma bola com a massa, envolva em papel filme e deixe descansar na geladeira por, no mínimo, 1 hora.

Após esse tempo, divida a bola em quatro partes e abra cada uma das partes com um rolo (se você não tiver um cilindro de macarrão em casa) sobre uma superfície enfarinhada.

Ao final, a massa deve ficar com uma espessura de 1 a 2 mm (você consegue verificar isso apertando com o dedo o centro da massa, se seu dedo deixar uma marca você deve abrir mais, se não, já está bom). Depois de aberta é só cortar da forma e largura que você quiser.

Dicas de formatos:

Para massas compridas, enfarinhe bem a superfície da massa aberta (para não grudar) e enrole-a como um rocambole. Depois corte na largura que você quiser e solte os rolinhos.

Larguras clássicas: Pappardelle - 4cm; Tagliatelle - 2cm; Talharim - 1cm.
Pappardelle, Tagliatelle e Talharim
(foto do livro O Chef sem Mistérios, de Jamie Oliver) 
Para massas recheadas: Para lasanha corte a massa aberta em retângulos de 7cm x 10cm.
Para o ravioli, corte a massa em tiras de 7cm de largura, disponha o recheio sobre uma tira (com 5cm de distância entre os montinhos) e depois cubra com outra tira, cortando em quadrados com o recheio no meio (7cm x 7cm). Para fechar a massa, pincele a tira inferior com água antes de colocar a tira superior.
Preparação do Ravióli
(foto do livro O Chef sem Mistérios, de Jamie Oliver)
Para o tortellini, corte a massa em círculos de 10cm de diâmetro, coloque uma colher do recheio no centro, dobre em forma de pastel (selando as beiradas) e una as laterais no centro com o dedo (essa é realmente mais complexa).
Preparação do Tortellini
(foto do livro O Chef sem Mistérios, de Jamie Oliver)
Preparação do Farfalle
(foto do livro O Chef sem Mistérios, de Jamie Oliver)

Nenhum comentário:

Postar um comentário