Este prato inusitado e especial foi preparado para o dia dos namorados (que dia aquele...) e foi acompanhado de uma massa maravilhosa e de uma picanha uruguaia que nunca esteve tão gostosa. Digo que vale muito a pena!
Salada de morangos com parma (foto do livro Jamie em Casa, de Jamie Oliver) |
- 300g de morangos, sem o cabinho e fatiados (grosseiramente), usamos também alguns tomatinhos cereja pequenos e bem vermelhos
- vinagre balsâmico
- suco de 1/2 limão
- óleo de oliva extravirgem
- sal e pimenta-do-reino a gosto
- folhas de mangericão fresco
- 250g de queijo (de sua preferência) mussarela (na receita original pede o queijo halloumi) cortado em 8 fatias
- algumas folhas de hortelã fresca
- folhas diversas para salada
- 8 fatias finas de presunto de parma (na receita original pede o Speck)
- Em uma tigela regue os morangos e os tomatinhos com uma boa borrifada de balsâmico, o suco de limão e um pouco do óleo de oliva. Tempere com sal e pimenta.
- Preaqueça uma frigideira antiaderente e adicione um pouco do óleo de oliva. Pressione uma folha grande de mangericão sobre cada fatia de queijo e coloque-as na frigideira com a folha virada para baixo, virando quando dourar (frite até ficar crocante dos dois lados).
- Para a montagem, coloque o queijo dourado no fundo de um prato. Coloque a hortelã, as folhas de mangericão e as folhas de salada na tigela com os morangos e misture tudo. Amontoe a mistura sobre o queijo e finalize com a fatia de parma por cima, servindo regado com balsâmico e óleo de oliva.
Você se lembrará eternamente dessa salada maravilhosa!
Olá Paula,
ResponderExcluirgostei muito da tua receita.
Um beijinho.