segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Suspiro! (ou o que fazer com as claras que sobraram - o retorno)

Sim!!! Sobraram claras novamente! eu congelei elas num potinho e resolvi aproveitar o calor da cidade e fazer suspiros de limão! Claras que sobram podem ser congeladas, e ficam direitinho para serem usadas em um momento oportuno... e suspiros... ah os suspiros...
Suspiros de limão
(reparem na minha "batedeira KitchenAid" um arraso!)
 Rende 10 suspiros médios:

  • 1 xíc (240ml) de claras de ovos
  • 1 e 1/2 xíc (a mesma medida acima) de açúcar light (ou 3 medidas de açúcar convencional)
  • Raspas da casca de um limão
Misture a clara e o açúcar em uma tigela e leve ao fogo em banho-maria até que a mistura aqueça levemente e o açúcar seja dissolvido (a mistura chega a quase 40 graus Celsius).
Bata (na batedeira) em velocidade alta por 10 minutos (como eu não tenho essas vantagens tecnológicas, bati no meu fouet KitchenAid, na mão, por uns 15 a 20 minutos - e deu super certo e devo ter ficado muito mais forte por isso! hehehe...). Quando ficar no ponto de suspiro, brilhante e formando picos firmes, misture a raspa de limão.
Coloque um pedaço de papel manteiga no verso de um tabuleiro grande e distribua (eu fiz com uma colher) o suspiro em montinhos, tomando cuidado para não ficarem muito próximos, ou use um bico de confeiteiro para dar aquela forma característica.
Asse em forno beeeeeem baixo por umas 2h (foi o que demorou aqui em casa - apesar de eu achar que 1h é suficiente) - coloque uma colher de pau para deixar a porta entreaberta enquanto assa.
Terminado esse tempo, feche a porta do forno, desligue o fogo e deixe o suspiro secar em seu interior até esfriar.
Docinho! Bom para acompanhar morangos com creme de leite! Ai ai... um suspiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário