quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Filé de tilápia com purê de manga e brócolis

Sei que ando um pouco ausente do blog e que isso não é bom! Mas continuo cozinhando, só que falta tempo de postar... Mas, apesar disso, sempre é bom poder visitar aqui e ver as visualizações crescendo... dá cada vez mais vontade de compartilhar coisas novas! Então, chegando a 20.000 visualizações, vou comemorar com um almoço bem gostoso, leve, fácil e rápido de fazer! Apreciem sem moderação!!!
Filé de tilápia com purê de manga e brócolis
(um almoço leve, rápido e saudável)
 Para uma pessoa:

  • 1 filé de tilápia
  • temperos para peixe (usei: sal defumado, lemon pepper e azeite)
  • meio brócolis ninja, com as flores separadas e o talo picado também
  • uma manga (palmer ou haden) média
  • uma pimenta dedo de moça, sem as sementes
  • uma pitada de sal e de açúcar
  • azeite
Descasque a manga, pique em cubos pequenos (0,5cmx0,5cm, mais ou menos) e pique a pimenta em cubinhos bem pequenos. Coloque uma frigideira em fogo médio, adicione um fio de azeite e coloque a pimenta, com uma pitada de açúcar. Quando caramelizar (1 min), adicione a manga, tempere com uma pitada de sal, mexa bem e deixe fritar por alguns minutos (não precisa ficar mexendo, só o suficiente, de vez em quando, pra não queimar), até que a manga cozinhe, mas não desmanche completamente (5 min). Retire da frigideira e coloque no prato de servir.
Enquanto isso, lave o brócolis, separe as flores em porções individuais (que cabem na boca) e reserve. Coloque água pra ferver em uma panela pequena e, assim que levantar fervura, adicione uma colher de chá de sal e o brócolis. Deixe cozinhar por 5 minutos. Escorra (reservando duas colheres de sopa da água do cozimento) e reserve.
Lave o filé de peixe, retire os espinhos centrais, faça alguns cortes em um dos lados e tempere com sal, lemon pepper e azeite. Aqueça uma frigideira anti-aderente (pode ser a mesma usada pra manga) e coloque o peixe para grelhar. Vire após 3 min e deixe mais o mesmo tempo do outro lado. Coloque no prato junto com a manga e, à mesma frigideira, adicione o brócolis escorrido, a água reservada e deixe que o mesmo tome gosto e doure um pouco. Tempere com sal (caso necessário) e complete o prato.
Simples e delicioso assim!!!  :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário