quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Hamburguer

Esse é um lanche campeão! Já fizemos várias vezes e sempre é um sucesso (e garanto que será muito melhor do que sair para comer hamburguer em qualquer lanchonete)!
Hamburguer
(imagem ilustrativa)
Para 4 pessoas normais (ou duas bem gulosas):
  • 4 pães de hamburguer (com ou sem gergelim)
  • azeite para grelhar
  • 800g de carne de boi moída (maminha, patinho ou picanha - ou qualquer outro corte que agrade)
  • sal e pimenta-do-reino a gosto
  • temperos opcionais: tomilho fresco (sempre colocamos), alecrim fresco, pimenta calabresa, cebola, cominho, raspas de limão, pistache, damasco, nozes - não misture todos esses ingredientes, apenas selecione um ou dois sabores afins para "brincar" com o sabor da carne (ex: pistache, cominho e limão, pimenta, alecrim, tomilho - puro ou com as raspas de limão, damasco e nozes - para um sabor mais adocicado) e não coloque muita quantidade para não mascarar o sabor do hamburguer (que deve ser de carne quase pura)
  • acompanhamentos opcionais: tomate, cebola, alface, queijo (mussarela, prato, cheddar, catupiry, etc), bacon
  • molhos: ketchup, mostarda, barbecue, maionese, rose ou outros mais elaborados, como aioli, honey mustard, de blue cheese - dependendo de sua preferência.
  • acompanhamentos do hamburguer: batata frita, onion rings, uma juliana de legumes ou uma salada
Para fazer os bifes de hamburguer, misture o sal, a pimenta-do-reino e os temperos escolhidos à carne moída. Divida a carne em 4 porções (cada porção terá em torno de 200g, mas podem ser feitos hambugueres menores) e modele os hamburgueres, de acordo com o diâmetro do pão, fazendo uma bola com a carne e achatando com a palma das mãos, de forma a criar o formato de um disco grosso (uns 2 cm de espessura - dependendo do tamanho do pão).
Grelhe os hamburgueres em uma frigideira anti-aderente com um pouco de azeite. Caso queira, antes de tirar os bifes da frigideira coloque sobre eles o queijo (para que derreta um pouco), o bacon dourado e a cebola.
Diversão e delícia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário