segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Lula frita com limão e pangrattato

Confesso que nossa lula não ficou como deveria (ou como mostra a receita) e confesso também que tenho um certo pavor em comer "coisas" com tentáculos (como lula e polvo), mas venci esse medo e comi (só o corpo - os tentáculos foram todos para o namorado que não tem essas frescuras). Foi bom!
Lula frita com limão e pangrattato
(foto do livro A Itália da Jamie, de Jamie Oliver)
Para 4 pessoas (de entrada) (receita do livro "A Itália da Jamie", de Jamie Oliver)
  • óleo de oliva
  • 1 pimenta fresca perfurada (não tinhamos e usamos molho tabasco)
  • 6 dentes de alho descascados e ligeiramente amassados
  • 2 punhados grandes de migalhas de pão amanhecido
  • sal e pimenta-do-reino moídos na hora
  • 4 lulas, aparadas e lavadas (limpas e com os tentáculos e asas inteiros)
  • 1/2 limão fatiado bem finamente
  • 1 punhado de folhas de salsa picadas
Aqueça 6 colheres de óleo de oliva em uma panela de fundo grosso. Adicione a pimenta vermelha, o alho e as migalhas de pão e misture por 2 minutos ou até ficar crocante e dourado. Tempere e deixe escorrer em papel toalha. (esse é o pangrattato e pode ser usado sobre massas e risotos também, substituindo o queijo)
Limpe a panela com um papel toalha e coloque-a de volta ao fogo, adicionando uma boa borrifada de óleo. Tempere cuidadosamente a lula com sal e pimenta-do-reino e coloque os pedaços cuidadosamente na panela quente com as fatias de limão (cuidado nessa hora - acho que foi ai que nossa receita não deu muito certo - coloque pouco a pouco, pode ser que seja necessário separar e fritar metade e metade - não deixe a panela muito cheia se não dá agua e compromete tudo - a lula e os limões devem ficar fritos e secos). Frite por cerca de 1 minuto até dourar, depois vire e frite pelo mesmo tempo do outro lado. Os limões douram mais rapidamente, por isso vire-os mais cedo e tire-os da panela e reserve assim que ficarem prontos.
Sirva polvilhando com as migalhas tostadas e a salsa.
Boa receita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário